Estudantes de Saúde Ambiental “recuperam” bolsas do pão
Os estudantes de Saúde Ambiental da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Politécnico de Coimbra (ESTeSC-IPC) estão a oferecer bolsas de pano para o pão a todos os funcionários da Escola, promovendo a reutilização de têxteis antigos e apelando a uma progressiva diminuição da utilização de sacos de plástico e papel por parte da comunidade. E lançam os números para reflexão: se cada cidadão for, em média, 200 vezes por ano à padaria e utilizar uma bolsa do pano em vez de utilizar um saco descartável, poupará 200 sacos de plástico/papel – o que, multiplicado pela população do distrito de Coimbra (cerca de 409 mil habitantes), representaria uma poupança de 82 milhões de sacos/ano.
A iniciativa integra a campanha ReuSA, lançada no âmbito da Semana Europeia de Prevenção de Resíduos (SEPR), que decorre entre 19 e 27 de novembro e este ano tem como tema “Têxteis Circulares & Sustentáveis. O lixo está fora de moda!”.
A cada ano, a SEPR foca-se numa temática diferente, sempre com o intuito de sensibilizar para áreas com alto impacto relacionadas com os hábitos de consumo da sociedade ocidental. Em 2022, o alerta recai sempre os têxteis, o quarto setor com maior impacto no que respeita à utilização de matérias-primas e água (depois dos setores da construção, alimentação e transportes) e o quinto com maior repercussão em termos de emissão de gases com efeitos de estufa.
