Docente de Fisioterapia conclui doutoramento

Ricardo Ferreira, Professor Assistente Convidado da unidade científico-pedagógica de Fisioterapia da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra (ESTeSC-IPC), concluiu, a 25 de janeiro, o doutoramento em Fisioterapia.

“Evidence-Based Practice in Knee Osteoarthritis: A Clinical Practice Guideline Proposal for the Portuguese Physical Therapists Context” é o tema do trabalho apresentado à Faculdade de Desporto da Universidade do Porto.

O objetivo da tese foi criar uma clinical practice guideline para fisioterapeutas portugueses no tratamento de pacientes com osteoartrose do joelho. Concluiu-se que, para o contexto português, as intervenções nível 1 são: Nutrição/Perda de peso; Educação/Autocuidado; e Exercícios Resistidos. Em caso de necessidade, a estas intervenções pode ser adicionado: Exercícios em Meio Aquático; Terapia Manual; e/ou Alongamentos. Na falência destas intervenções, pode-se utilizar as intervenções do nível 2: Exercícios Aeróbios; Exercícios de Equilíbrio; Termoterapia; e/ou Auxiliares de Marcha. Quando estas intervenções também não respondem às necessidades do paciente, pode-se adicionar as intervenções nível 3: Eletroterapia; Kinesio Tape; e/ou Ultrassom.

A 13 de janeiro, Ricardo Ferreira tinha já prestado provas, na ESTeSC-IPC, para obtenção do Título de Especialista na área de Fisioterapia.