Annual Meeting: “SNS 45: Ensino, investigação e prática profissional”

Annual Meeting 2024

Tema: “SNS 45 – Ensino, investigação e prática profissional”

Consultar programa

A Escola Superior de Tecnologia da Saúde (ESTeSC) promove, a 5 de junho, mais uma edição do Annual Meeting. No ano em que se assinala o 45º aniversário da criação do Serviço Nacional de Saúde (SNS), o evento vai refletir sobre o ensino, investigação e profissões da Saúde, numa edição especial realizada em colaboração com a Faculdade de Medicina, Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra e Escola Superior de Enfermagem de Coimbra. “SNS 45 – Ensino, investigação e prática profissional” é o tema do encontro.

“No ano em que celebramos os 50 anos do 25 de Abril, temos o privilégio de comemorar os 45 anos daquela que foi uma das maiores conquistas da democracia: a criação do SNS”, afirma o presidente da ESTeSC, Graciano Paulo, alertando que “todos seremos poucos para garantir a existência de um SNS forte, funcional e sustentável, ao serviço de toda a sociedade, tal como explicitado no artigo 64º da Constituição da República Portuguesa”.

Com o objetivo de contribuir para um SNS mais robusto, a ESTeSC promove a reflexão sobre o passado, o presente e o futuro do Serviço Nacional de Saúde, em três dimensões: o Ensino, a Investigação e a Prática Profissional.

O primeiro painel, dedicado ao Ensino, conta com uma conferência de Pedro Nuno Teixeira, Professor Catedrático da Universidade do Porto (UP), à qual se segue um painel de discussão com os dirigentes das instituições de ensino superior de Coimbra. Segue-se um painel sobre investigação, que arranca com a conferência de Alexandre Quintanilha, Professor Jubilado da UP, e reúne, depois, num painel de discussão, os responsáveis das unidades de investigação de Coimbra.

O período da tarde será dedicado ao papel das profissões no SNS. Inicia com uma conferência de Adalberto Campos Fernandes, Professor Associado da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa (ENSP-UNL), à qual se segue um painel de debate com as ordens e associações profissionais de saúde. O evento encerra com a conferência “Futuro do SNS”, proferida por Constantino Sakellarides, Professor catedrático jubilado da ENSP-UNL.