Matrículas: 1.º ano / 1.ª vez

Ano letivo 2023/2024

As matrículas dos estudantes colocados na 3.ª fase do concurso nacional de acesso decorrerão exclusivamente online, de 30 de setembro a 2 de outubro de 2023.

Concurso Nacional de Acesso e Ingresso no Ensino Superior Público Ano letivo de 2023 -2024 – Despacho n.º 5260/2023

OBRIGATÓRIO:

Validação da matricula com a presença do aluno (numa sessão zoom) através da apresentação do Cartão de Cidadão e do Pré-Requisito do “Grupo A – Comunicação interpessoal, para o efeito os candidatos colocados irão receber uma notificação com um link de acesso à sessão ZOOM.

As validações irão decorrer no dia 2 de outubro de 2023 das 09h30 às 12h30 e das 14h00 às 16h30

A não efetivação/validação da matrícula e inscrição por parte do candidato colocado, nos prazos estabelecidos, implica a perda de vaga.

►DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS

➡️ Documento de identificação (Cartão de cidadão para alunos com nacionalidade portuguesa; Passaporte para alunos com nacionalidade estrangeira)

➡️ Pré-Requisito A (o modelo disponível através do seguinte link, deverá ser impresso e dirigir-se ao médico de família ou a centro de saúde e solicitar o seu preenchimento e digitalizar em formato pdf.)

►CARTÃO DE ESTUDANTE

Através de protocolo entre o IPC e a Caixa Geral de Depósitos (CGD), a responsabilidade da emissão do cartão de estudante é da Caixa Geral de Depósitos, neste sentido terá de obrigatoriamente estabelecer contacto CGD. O cartão poderá ser ou não bancário, esta opção é do estudante.

Só poderá solicitar a emissão do cartão de estudante após ter concluído o processo de matrícula e inscrição.

Poderá solicitar a emissão presencialmente, em qualquer agência da Caixa Geral de Depósitos, ou online, para tal será necessária autenticação e assinatura através da Chave Móvel Digital. Os estudantes que ainda não disponham de Chave Móvel Digital devem fazer o pedido tão breve quanto possível, no portal autenticação.gov.

►Matrícula e Inscrição passo a passo, em 4 passos

1º Passo

Através do seguinte endereço (https://inforestudante.ipc.pt ) obter login de utilizador das plataformas informáticas da ESTeSC [consultar manual]

2º Passo

Efetuar registo: no campo “Utilizador” colocar o login obtido no passo anterior (a + número de alunos@estesc.ipc.pt), a “Palavra-chave” é a que consta do e-mail que recebeu da Direção Geral do Ensino Superior (DGES) a informar da sua colocação.

3º Passo

Efetuar a matricula e inscrição [consultar manual]

4º Passo

Validação da matricula, obrigatória, com a presença do aluno (numa sessão zoom) através da apresentação do Cartão de Cidadão e do Pré-Requisito do “Grupo A – Comunicação interpessoal, devidamente preenchido e validado por um médico e digitalizado em formato pdf.

No ato da matrícula é obrigatório a apresentação do referido documento, conforme estabelecido no n.º 6 do artigo 6º da Deliberação n.º 338/2023, de 14 de fevereiro.

A não efetivação/validação da matricula e inscrição por parte do candidato colocado, nos prazos estabelecidos, implica a perda de vaga.

As validações irão decorrer no dia 2 de outubro das 09h30 às 12h30 e das 14h00 às 16h30

O link de acesso à sala ZOOM será enviado por e-mail para o endereço que utilizou na candidatura. Só deverão aceder nos dias e horas acima indicados.