Docente da ESTeSC-IPC vence prémio de fotografia científica

A docente da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Politécnico de Coimbra (ESTeSC-IPC), Célia Gomes, foi distinguida com um prémio no Bio Art Award, um concurso de fotografia científica da Sociedade Europeia para a Investigação Clínica (ESCI).

A fotografia “O raro ciclo da vida” foi considerada a 3ª melhor entre as imagens submetidas a concurso, tendo sido publicada no European Journal of Clinical Investigation. A imagem apresenta fibroblastos (células do tecido conjuntivo) de um doente com Neuropatia Ótica Hereditária de Leber, uma doença rara que afeta a produção de energia mitocondrial nas células ganglionares da retina. A docente procedeu à análise por imunofluorescência do stress do Retículo Endoplasmático em fibroblastos primários derivados da pele humana cultivados de doente com LHON, apresentando uma imagem onde são visíveis células coradas para as proteínas TFAM (verde) e citrato sintetase (vermelho).

O Bit Art Award é um concurso anual, aberto a investigadores e clínicos de todas as instituições médicas e centros de investigação do mundo, que premeia imagens inéditas de biomedicina. Esta é a terceira vez que Célia Gomes, docente da Unidade Científico Pedagógica de Ciências Naturais da ESTeSC-IPC, é premiada no âmbito do concurso (1º lugar em 2021 e 2º lugar em 2023).