Estudantes ESTeSC-IPC voluntários no Projeto Aproxima-te

Oito estudantes da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Politécnico de Coimbra (ESTeSC-IPC) estão a participar, como voluntários, no Projeto Aproxima-te, com o objetivo de apoiar pessoas em isolamento social involuntário, em questões relativas à sua saúde. O período de formação dos voluntários teve início na sexta-feira, 17 de outubro, e o projeto vai estender-se até ao final do ano de 2025.

Resultado de uma parceria entre a Câmara Municipal de Coimbra, a GNR e cinco instituições de ensino superior de Coimbra (Escola Superior de Tecnologia da Saúde, Escola Superior de Enfermagem, Faculdade de Medicina, Faculdade de Farmácia e Faculdade de Psicologia de Ciências da Educação), o Projeto Aproxima-te vai  acompanhar 20 pessoas isoladas socialmente e/ou cuidadores informais identificados em 2024 pela operação da GNR.

Os estudantes voluntários – sempre organizados em equipas interdisciplinares (juntando estudantes de diferentes instituições) e acompanhados pela GNR – realizarão visitas domiciliárias, todas as sextas-feiras, com o objetivo de recolher informação sobre condições de saúde, segurança e integração social, aplicando questionários e realizando entrevistas. No final do ano, após a conclusão do período de visitas, será feita uma avaliação das necessidades das 20 pessoas sinalizadas e o encaminhamento, quando necessário, para estruturas de apoio já existentes na comunidade, como os cuidados de saúde primários ou instituições sociais.

 

Parte da equipa de voluntárias, com a docente coordenadora do projeto na ESTeSC-IPC, Ana Paula Amaral