Presidência da ESTeSC-IPC tomou posse

Graciano Paulo tomou posse, a 7 de janeiro de 2026, para um segundo mandato como Presidente da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Politécnico de Coimbra (ESTeSC-IPC). Sob o lema “Um novo ciclo, a mesma força”, o docente mantém a equipa que acompanhou ao longo dos últimos quatro anos: Nádia Osório e Telmo Pereira (vice-presidentes) e Liliana Vicente (Secretário).
No discurso de tomada de posse, Graciano Paulo apelou a uma “união inteligente” entre a Universidade e o Politécnico de Coimbra, como forma de responder à “tempestade” que ameaça o ensino superior. “Sem uma base demográfica suficiente e sem estímulos claros à procura de formação avançada, o sistema de ensino corre o risco de entrar numa crise estrutural profunda, com impacto na qualidade do ensino, na investigação, na inovação e no desenvolvimento regional e nacional”, justificou.
“A Universidade de Coimbra e o Politécnico de Coimbra carregam consigo tradições, perfis e missões distintas, mas não opostas. Juntas, tornam-se o maior ativo estratégico da cidade e da região; separadas, enfraquecem-se”, defendeu, desafiando os líderes do Ensino Superior em Coimbra para que, juntos, construam “um novo amanhã”.
Frisando que a ação estratégica da Presidência da ESTeSC-IPC continuará a ser orientada em função dos estudantes, Graciano Paulo anunciou a construção de um student lounge em 2026 e reforçou o compromisso com a remodelação física dos serviços, aquisição de novo equipamento e com a manutenção e calibração de todo o parque tecnológico existente.
Entre as ações previstas para os próximos quatro anos, o Presidente destacou ainda a abertura, em setembro de 2026, do novo curso de Terapia Ocupacional, no polo da ESTeSC-IPC no Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro – Rovisco Pais – projeto que considerou “verdadeiramente disruptivo no ensino superior público em Portugal” – bem como o reforço da cooperação entre a ESTeSC-IPC e o Idealmed Global Health Services, com o alargamento dos programas de formação e mobilidade ao “The Dubai Rehabilitation Centre”.
A Presidente do Instituto Politécnico de Coimbra, Cândida Malça, destacou o “trabalho notável” que a ESTeSC-IPC tem desenvolvido ao longo dos últimos anos, afirmando-se como uma referência na área das tecnologias da saúde. Realçando a aposta da Escola na inovação tecnológica e na criação de condições de excelência para o ensino e investigação, Cândida Malça considerou que a “relevância académica, científica e social” da ESTeSC-IPC são “motivo de orgulho para toda a instituição”.