#madeinestesc: Natal e Grastronomia local saudáveis
A Unidade Científico-Pedagógica de Dietética e Nutrição da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Politécnico de Coimbra (ESTeSC-IPC) promoveu dois concursos de receitas para estudantes e funcionários da Escola.
Dirigido a funcionários docentes e não docentes, o concurso “#madeinestesc: sabores de Natal Saudáveis” desafiava os participantes a reinventar uma receita de Natal, otimizando-a do ponto de vista nutricional. Pannetone, Rabanadas no forno, Christmas Dubai Chocolate, Bolo Rainha Escangalhado, Arroz Doce e Bolo de Natal foram as receitas apresentadas – e confecionadas na cozinha laboratorial da Escola – pelas seis equipas participantes.
Após a degustação, o júri (constituído pelas docentes de Dietética e Nutrição Bárbara Beleza, Liliana Ferreira e Margarida Liz e pela Secretário da ESTeSC-IPC, Liliana Vicente) elegeu o Bolo Rainha Escangalhado, apresentado pela docente Nádia Osório, como a proposta mais bem conseguida, tendo em conta o equilíbrio nutricional, a tradição/originalidade, as caraterísticas organoléticas e apresentação da receita.
“Sabores em Equilíbrio” foi o nome do concurso aberto exclusivamente aos estudantes da licenciatura em Dietética e Nutrição. O desafio era adaptar uma receita da Carta Gastronómica da Região de Coimbra, tornando-a nutricionalmente mais equilibrada.
Participaram no concurso “Sabores em Equilíbrio” quinze grupos de alunos que, além de confecionar as receitas, tiveram de explicar e justificar as adaptações realizadas numa apresentação pública, perante um júri composto por docentes de Dietética e Nutrição (Bárbara Beleza, Liliana Ferreira e Margarida Liz) e três elementos externos: Carlos Damas, Guida Cândido e Olívia Pinho. O júri elegeu as três melhores receitas adaptadas:
– Feijoada de Sames (Figueira da Foz), apresentada por Adriana Mendes Correia, Mariana Claudino e Marina Pintea
– Tiborna (Tábua), proposta por Carolina Francisco e Leonor Rodrigues
– Queijadas (Pereira), da autoria de Sara Saraiva e Pedro Escobar