ESTeSC-IPC vai lançar primeiro mestrado português em Imagem Médica e Radioterapia
A Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Politécnico de Coimbra (ESTeSC-IPC) é pioneira na criação de um mestrado em Imagem Médica e Radioterapia em Portugal. O curso foi aprovado pela A3ES – Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior no final de maio, prevendo-se o arranque das atividades letivas ainda em 2022.
Direcionado para licenciados em Imagem Médica e Radioterapia (IMR), Medicina Nuclear, Radiologia e Radioterapia, este mestrado tem como objetivo dotar os alunos de competências aprofundadas e especializadas em Imagem Médica e Radioterapia, contribuindo para o fortalecimento da identidade profissional e académica nesta área. “Melhorando a qualidade e relevância da oferta formativa dos alunos, curso irá garantir a qualificação dos portugueses no espaço Europeu, fomentando a mobilidade e internacionalização de estudantes e diplomados e o desenvolvimento de parcerias nacionais e internacionais”, descreve a coordenadora do curso, Joana Santos.
Concretamente, o mestrado em IMR da ESTeSC-IPC permitirá aos alunos diferenciarem-se no planeamento e realização de procedimentos de diagnóstico e terapêutica (em articulação com outros profissionais de saúde e com os recursos tecnológicos disponíveis e/ou apropriados), de forma segura e eficaz, procedendo à análise e interpretação dos resultados. A formação proporcionará ainda competências para o desenvolvimento de novas abordagens estratégicas, em contextos inovadores, do exercício prático e da investigação.
O curso dá seguimento à licenciatura em IMR, cumprindo com as recomendações descritas no Referencial de Competências Académicas para o Mestrado em IMR, no Referencial de Competências Académicas, Ciências e Tecnologias da Saúde, e recomendações definidas pela European Federation of Radiographers Societies. São ainda cumpridos os requisitos de Proteção e Segurança Radiológica exigidos no Radiation Protection Report nº175 da European Commission e na legislação nacional e europeia em vigor.
Mais informações aqui.