ESTeSC-IPC e o grupo IGHS estendem cooperação para o Dubai
A Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Politécnico de Coimbra (ESTeSC-IPC) e a IGHS, Idealmed Group of Healthcare Services, vão assinar, celebraram no dia 2 de abril de 2025, nas instalações da ESTeSC, uma adenda ao protocolo de cooperação, celebrado entre as duas instituições em novembro de 2022.
O protocolo em vigor prevê a colaboração entre a ESTeSC-IPC e o Grupo IGHS no desenvolvimento de projetos de investigação, na criação de programas de formação especializada e na realização de estágios internacionais para recém-diplomados nos hospitais do grupo, como o Oman International Hospital e a rede de Clínicas Globallmed.
A nova adenda ao protocolo estende essas mesmas oportunidades ao “The Dubai Rehabilitation Centre”, uma unidade que através da inovação e excelência se quer afirmar como um centro de referência nos Emirados Árabes Unidos.
Para Graciano Paulo, Presidente da ESTeSC-IPC, a assinatura desta adenda representa um marco importante na estratégia da instituição: “Esta adenda reforça a relação da ESTeSC-IPC com o grupo IGHS. O potencial desta parceria é enorme, e as experiências de mobilidade que temos promovido têm sido extremamente positivas para os nossos diplomados, para a ESTeSC e, certamente, também para o grupo IGHS.” O dirigente sublinha, ainda, que esta expansão fortalece o compromisso da Escola em “formar profissionais para o mundo”, proporcionando aos estudantes “oportunidades únicas, com parceiros de excelência”, bem como desenvolver programas de formação avançada e de investigação.
Esta oportunidade consolida a aposta da instituição na internacionalização e na valorização da formação dos seus alunos. “Os estudantes de todos os cursos da ESTeSC-IPC passam a ter um leque ainda mais abrangente de estágios internacionais em unidades de saúde de referência”, afirma Graciano Paulo.
Para José Alexandre Cunha, Presidente do Grupo IGHS, “a relação com a ESTeSC-IPC tem assumido uma enorme relevância no desenvolvimento dos projetos do Grupo em diferentes dimensões. Assumimos o acolhimento dos alunos no “Oman International Hospital” como uma mais-valia para ambas as instituições, onde me permito enaltecer o fantástico nível de competências por estes demonstrado e o contributo que esta experiência encerra para o futuro profissional dos mesmos. Paralelamente, relevo o contributo que ESTeSC-IPC tem dado ao desenvolvimento de diferentes projetos clínicos e ao seu envolvimento na dimensão qualitativa de muito do que temos vindo a desenvolver, sendo para nós razão de profundo orgulho ter mais uma instituição portuguesa de referência, e em particular de Coimbra, a connosco colaborar na materialização de projetos de referência no contexto internacional”.