Docente da ESTeSC reeleito presidente de associação europeia de Ciências Biomédicas

 

Fernando Mendes, docente da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra (ESTeSC), foi reeleito presidente da European Association for Professionals in Biomedical Science (EPBS). Será o segundo mandato do docente à frente da estrutura, que lidera desde 2018.

A eleição aconteceu no sábado passado, numa reunião realizada em Santiago de Compostela, onde participaram profissionais, académicos e investigadores de 17 dos 21 países membros da EPBS. No encontro, foi ainda atribuído a Teresa André, recém-licenciada em Ciências Biomédicas Laboratoriais pela ESTeSC, o 1.º lugar do  prémio Martin Nicholson, pela apresentação do poster “Antimicrobialand Regenerative Properties of Galactomannan Polysaccharide from Adenanthera pavonina L. Seeds – in vitro study”. O trabalho decorre de uma investigação internacional que envolve estudantes e docentes da ESTeSC e do Instituto Federal do Maranhão (Brasil).

Criada em 1999, a EPBS é uma associação internacional sem fins lucrativos, que procura promover as melhores práticas entre os profissionais de ciências biomédicas da Europa. Harmonizar a edução e o exercício da profissão no âmbito da diretiva comunitária de reconhecimento das qualificações profissionais e criar um European Professional Card para os biomédicos laboratoriais estão entre os principais objetivos de Fernando Mendes para o próximo mandato, com a duração de dois anos. “Atualmente existem ainda diferenças no que respeita ao exercício profissional, em termos da responsabilidade e autonomia dos profissionais”, justifica.

Doutor em Ciências da Saúde pela Universidade de Coimbra, Fernando Mendes é docente da unidade científico-pedagógica de Ciências Biomédicas Laboratoriais da ESTeSC desde 1998.

 

Poster | Teresa André