Docente da ESTeSC-IPC conclui pós-doutoramento
Joana Santos, docente da unidade científico-pedagógica da Imagem Médica e Radioterapia e presidente do Conselho de Escola da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Politécnico de Coimbra (ESTeSC-IPC), concluiu o Pós-Doutoramento em Ciências da Saúde – Ramo Biomedicina, pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.
Com o tema “Otimização da exposição em Tomografia Computorizada torácica – indicadores de qualidade de imagem diagnóstica”, o estudo da docente teve como objetivo redefinir indicadores de qualidade de imagem em Tomografia Computorizada (TC) torácica para o estudo de patologia pulmonar, que garantam a acuidade diagnóstica da TC torácica por indicação clínica.
Efetivamente, “a utilização de TC é recomendada para o diagnóstico, follow-up, planeamento e tratamento da patologia pulmonar, mas esta modalidade de Imagem Médica utiliza radiação ionizante e é considerada a principal causa de exposição efetiva coletiva da população Europeia para fins médicos”, explica Joana Santos. É, por isso, fundamental optimizar a utilização da TC em função da evolução tecnológica, potenciado a redução da exposição, mas mantendo a qualidade de imagem diagnóstica, preservando a acuidade da TC como método de eleição para o estudo do parênquima pulmonar, acrescenta.
Através da análise de novos critérios, Joana Santos concluiu que é possível reduzir o valor de exposição à radiação ionizante em cerca de 33% para Patologia micobacteriana e de 30% para Nódulos pulmonares melhorando ainda, consideravelmente, a qualidade de imagem obtida.