Projeto ESTeSC-IPC é seminfinalista dos Angelini University Award!

O projeto “The sound of silence: sonification of typical absence seizures with a wearable EEG device”, desenvolvido por estudantes da licenciatura em Fisiologia Clínica da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Politécnico de Coimbra, é um dos 15 semifinalistas do Angelini University Award! 2022/23.

Os estudantes trabalharam na conversão do sinal eletroencefalográfico (EEG) de um dispositivo wearable em som, visando a deteção auditiva de crises epiléticas no domicilio do paciente. O objetivo é “diminuir a ocorrência de alterações neurocognitivas das crianças, dando som ao silêncio da epilepsia”, explicam.

A equipa autora do projeto é composta por João Fernandes, Joana Alexandra Rodrigues, Inês Bernardino e Abrantes Aziza, estudantes (entretanto diplomados) que, ano letivo 2022/23, frequentavam o 4º ano da licenciatura em Fisiologia Clínica da ESTeSC-IPC.

O pitch de apresentação do projeto está disponível no site do Angelini University Award!, onde os 15 trabalhos semifinalistas estão sujeitos à votação do público. A entrega dos prémios realiza-se a 3 de novembro.