Serviço de Planeamento, Qualidade e Acreditação

Apresentação

 

O Serviço da Planeamento, Qualidade e Acreditação da ESTeSC tem atribuições nos seguintes domínios:

> planeamento estratégico, operacional e de controlo interno;

> apoio na definição de objetivos, na implementação e monitorização de metas;

> assessoria a órgãos, serviços e gabinetes com o objetivo de desenvolver e aumentar, de forma eficaz e eficiente, a atividade regular da ESTeSC.

 

Competências do Serviço de Planeamento, Qualidade e Acreditação (SPQA)

O SPQA tem atribuições nos domínios do planeamento estratégico, operacional e de controlo interno, nomeadamente no apoio à definição de objetivos, na implementação e monitorização de metas, bem como na assessoria a órgãos, serviços e gabinetes com o objetivo de desenvolver e aumentar, de forma eficaz e eficiente, a atividade regular da ESTeSC, competindo-lhe nomeadamente:

> Garantir a gestão e o regular funcionamento do Sistema Interno de Garantia da Qualidade da ESTeSC (SIGQ/ESTeSC), em articulação direta com o órgão de gestão Presidente, cumprindo e aplicando as orientações/indicações emanadas no âmbito do SIGQ;

> Assegurar, de acordo com a estratégia delineada pelos órgãos de gestão da ESTeSC, as orientações emanadas pelo IPC e demais entidades reguladoras no âmbito do SIGQ;

> Desenvolver e implementar ações de aproximação da Comunidade ESTeSC para com o SIGQ/ESTeSC, em conformidade com orientações, critérios, normas e referenciais estabelecidos no âmbito do SIGQ;

> Apoiar, monitorizar, elaborar ou atualizar documentos no âmbito do SIGQ/ESTeSC, em colaboração estreita com os responsáveis dos Macroprocessos, bem como dos diversos Serviços/Gabinetes da ESTeSC;

> Assegurar o apoio técnico e administrativo aos intervenientes/responsáveis do SIGQ/ESTeSC com base em determinantes que proporcionem uma comunicação dinâmica e objetiva;

> Gerir e apoiar tecnicamente, na ESTeSC, o Programa Anual de Auditorias Internas do IPC, bem como desenvolver as ações necessárias que, eventualmente, resultem em ações corretivas, preventivas ou de melhoria do sistema;

> Apoiar a elaboração dos Relatórios de autoavaliação institucional, nomeadamente o Relatório de Revisão Anual do SIGQ, entre outros;

> Participar, quando solicitado, na elaboração de regulamentos, despachos, informações, instruções de trabalho e de serviço, bem como de procedimentos considerados necessários para o bom funcionamento da ESTeSC;

> Prestar apoio técnico e administrativo a todos os intervenientes nos processos de Acreditação de novos ciclos de estudo ou de ciclos de estudo em funcionamento, no decorrer das diversas interações com a A3ES;

> Participar, por decisão superior, nos processos de avaliação externa de Acreditação da oferta formativa.