ESTeSC colabora com a ARS em estudo sobre populações atingidas pelos incêndios

A Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra está a colaborar com a Administração Regional de Saúde do Centro (ARS-C) em dois estudos sobre os efeitos dos grandes incêndios de 2017 nas populações.

O protocolo de colaboração assinado em fevereiro, prevê a colaboração de estudantes e docentes da ESTeSC em dois projetos distintos: um estudo nos concelhos de Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande; e outro a envolver 26 concelhos da região Centro.

No primeiro caso, serão aplicados 330 inquéritos e um programa de avaliação física a uma população previamente identificada.  Com duas fases de aplicação (a primeira em março/abril de 2018 e a segunda em outubro/novembro 2019), este projeto visa estudar os efeitos dos incêndios na população, de forma abrangente, a médio e longo prazo.

O segundo estudo é exclusivamente dedicado aos efeitos dos incêndios na saúde mental das populações. Ao longo de três semanas, serão realizados 750 inquéritos a uma amostra ocasional, nos concelhos de Arganil, Castanheira de Pera, Carregal do Sal, Figueiró dos Vinhos, Góis, Gouveia, Lousã, Marinha Grande, Mira, Mortágua, Nelas, Oleiros, Oliveira de Frades, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela, Santa Comba Dão, Seia, Sertã, Tábua, Tondela, Vagos, Vila Nova de Poiares e Vouzela.

A realização destes dois estudos parte de uma resolução do Conselho de Ministros, em julho de 2017, que determinou a implementação de um plano estratégico de saúde publica para avaliar os efeitos dos incêndios na população. O objetivo passa por adquirir conhecimentos que auxiliem a tomada de decisões em saúde, bem como minimizar os riscos de exposição das populações vulneráveis.