Acordo entre ESTeSC-IPC e o grupo IGHS garante estágios em Omã

A Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Politécnico de Coimbra (ESTeSC-IPC) e o Idealmed Group of Healthcare Services (IGHS) assinaram um protocolo de cooperação que vai permitir aos recém-diplomados da Escola realizar estágios em regime de mobilidade nos hospitais do grupo, nomeadamente no Oman International Hospital e no Globalmed Medical Center (Macau). O acordo prevê ainda a colaboração das duas instituições em projetos de investigação e no desenvolvimento de programas de formação especializada.

“Este protocolo coloca a ESTeSC-IPC num patamar que a Escola merece, como uma Escola de referência que é, e a colaborar com um parceiro relevante”, afirma o presidente da ESTeSC-IPC, Graciano Paulo. Para o dirigente, o acordo entre a ESTeSC-IPC e o IGHS “tem um potencial enorme”, uma vez que abrirá a oportunidade aos estudantes de todos os cursos da Escola de realizar estágio em contexto internacional – e em unidades de saúde de referência –, beneficiando das novas regras do programa Eramus (que permite a realização de programas de mobilidade em qualquer parte do mundo) e das estruturas de apoio do grupo IGHS (que garante alojamento, transporte e todo apoio necessário aos estagiários deslocados).

As condições em que são acolhidos os estudantes e diplomados que integram este tipo de protocolos são, aliás, uma preocupação central do IGHS. “Acompanhamos muito as pessoas e asseguramos que se sentem em casa”, garante o chairman do grupo, José Alexandre Cunha. A experiência, assegura, será certamente positiva e enriquecedora para os estagiários, dado o reconhecido “nível de exigência, qualidade e diferenciação” dos projetos do grupo, adaptados às realidades “do seu enquadramento geográfico”.

Por outro lado, o grupo IGHS acredita que os diplomados da ESTeSC-IPC representarão uma mais-valia para as instituições onde vierem a ser colocados. “Depositamos uma expectativa enorme neste protocolo porque reconhecemos que os profissionais de saúde que saem da ESTeSC-IPC são pessoas altamente habilitadas para o mercado de trabalho”, afirma José Alexandre Cunha.  Para o responsável do grupo IGHS, o protocolo ganha ainda maior importância por ligar duas instituições de Coimbra. “Independentemente de sermos um grupo com uma matriz internacional, nós somos de Coimbra. Sempre que temos oportunidade de celebrar laços com instituições de referência da nossa cidade, fazemo-lo com redobrada satisfação”, afirma.

Presidente da ESTeSC-IPC, Graciano Paulo, e chairman do IGHS, José Alexandre Cunha, assinaram protocolo