Academia Internacional de Ciências Biomédicas Laboratoriais com ciclo de webinares

Já está online o site da Academia International de Ciências Biomédicas Laboratoriais, iniciativa que resulta de uma uma parceria internacional entre a Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Politécnico de Coimbra (ESTeSC-IPC), a Western Norway University of Applied Sciences e a Turku University of Applied Sciences, no âmbito do projeto BioTriCK.

O primeiro webinar da BLS Academy realiza-se a 26 de abril, abordando dois tópicos de discussão: “Good formative feedback practice in higher education?” e “BioTriCK evaluation app”. Estes webinares, de participação livre, vão repetir-se todas as últimas segundas-feiras do mês, às 12h00, abordando temáticas relacionadas com a investigação e ensino das Ciências Biomédicas Laboratoriais. O objetivo passa por promover a partilha de conhecimento entre estudantes, instituições de ensino e profissionais da área.

Financiada pelo programa Erasmus+ Parcerias Estratégicas KA203, o BioTriCK pretende promover a partilha de conhecimento e melhorar a qualidade de formação na área das Ciências Biomédicas Laboratoriais. Além dos webinares, a  Academia Internacional das Ciências Biomédicas Laboratoriais vai reunir um histórico de casos clínicos reais e disponibilizar ferramentas de aprendizagem inovadoras (jogos, aplicações, filmes e uma “bioPedia”, por exemplo). O objetivo é criar um “triângulo de conhecimento”, que permita desenvolver o ensino e melhorar a relação entre os estudantes, os monitores de estágio e a Escola.

Lançado em setembro de 2019, o projeto BioTriCK tem um período de implementação de três anos e, além das três instituições de ensino, tem como parceiros os hospitais de Coimbra, Bergen (Noruega) e Turku (Finlândia) e a European Association for Professions in Biomedical Science.