Workshop: Comunicação em Ciência

A Unidade de Investigação Aplicada da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Politécnico de Coimbra promove, a 21 de unho, entre as 9h30 e as 17h30, o workshop “Comunicação em ciência: a arte de planear e desenhar infográficos científicos”.

Direcionada para docentes/investigadores e estudantes das unidades orgânicas do IPC, esta ação tem como objetivo disseminar os infográficos como ferramenta de comunicação em ciência, quer para leigos, quer para especialistas. Será utilizado o software Adobe Express.

Ministrados por Mónica Santos e Pedro Vaz (perfil abaixo) workshop funcionará em regime presencial, com um máximo de 20 participantes (10 vagas docentes/investigadores e 10 vagas para alunos).

Inscrições aqui.

 

Sobre os formadores

Mónica Santos é professora adjunta na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra e no ISLA – Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologia em Gaia, na área da Multimédia e da Engenharia Informática respetivamente. Tem o doutoramento em Design da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto em parceira com a Universidade de Aveiro. Completou o Mestrado em Arte Multimédia na Faculdade de Belas Artes e Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. É membro integrado do centro de investigação ID+ Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura (UA/ Polo FBAUP). O seu interesse ao nível da investigação centra-se no papel do Design na sociedade contemporânea, principalmente ao nível do seu Contributo para o aumento da compreensão da mensagem, da literacia em saúde e da capacitação das pessoas, e na educação do Design ao nível da comunicação multimédia e no desenvolvimento de modelos pedagógicos promotores da criatividade e inovação.

  

Pedro Vaz caracteriza-se como um cross media designer. De formação académica é licenciado em Comunicação e Design Multimédia pela Escola Superior de Educação de Coimbra e mestre em Design Multimédia pela Universidade de Coimbra. Na sua trajetória profissional especializou-se em criar soluções de comunicação visuais multidisciplinares que cruzam conhecimentos dos métodos tradicionais, tais como a ilustração, a pintura, a escultura ou a cenografia, e métodos digitais como o design gráfico, o design de interfaces digitais, a fotografia, o vídeo, o motion design e a animação 3D. Natural de Coimbra e com 10 anos de experiência no mercado nacional e internacional, move-se pela potencialidade polivalente dos sistemas de comunicação cross media, que aplicam uma abordagem holística às necessidades de comunicação e aos seus meios de disseminação. Atualmente é fundador e designer da Physis Studio e professor convidado na Escola Superior de Educação de Coimbra.