2ª Edição
Candidaturas até 9 de dezembro de 2025
[Manual de matrícula e inscrição]
Pós-Graduação em Gestão de Organizações de Saúde
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►APRESENTAÇÃO E MISSÃO
A Pós-Graduação em Gestão de Organizações de Saúde visa dotar e desenvolver as competências, e melhorar a eficácia e eficiência, como Gestor de Organizações de Saúde.
Aos gestores do séc. XXI é hoje exigida uma visão estratégica de longo prazo e a capacidade de gerir, liderar e implementar as mudanças necessárias para o sucesso da organização.
Para os profissionais que já estão integrados no mercado de trabalho, e mais concretamente na área da saúde, com a PG-GOS, terão oportunidade de confrontar as suas práticas de gestão, e desenvolver competências para elaborar planos rigorosos e realistas, orientados para a obtenção de melhores resultados na organização e gestão dos seus serviços.
Ao longo do curso, os participantes terão oportunidades de aperfeiçoamento pessoal e profissional, sendo estimulada a sua capacidade para integrar as decisões estratégicas da organização.
A Pós-Graduação em Gestão de Organizações de Saúde é um programa desenhado para profissionais de áreas de saúde, gestão e administração que procuram redefinir e reestruturar a sua carreira e a forma como vêm a sua organização, seja a um nível mais global, seja numa perspetiva mais dirigida para o serviço/unidade de saúde.
Divide-se em 3 unidades curriculares, perfazendo um total de 198 horas de ensino blended learning, correspondente a 37 ECTS.
Área científica predominante: Ciências Sociais, classificação das áreas de educação e formação (CNAEF) 345 – Gestão e Administração, de acordo com a Portaria n.º 256/2005, de 16 de março.
O curso está organizado em unidades curriculares, assente num modelo de formação com uma vertente teórica.
►CORPO DOCENTE
Adelaide Canas, Assessora do Conselho de Administração, ULS S. José
Ana Escoval, Professora Associada, Escola Nacional de Saúde Pública, Universidade Nova de Lisboa
António Correia de Campos, Ex-Ministro da Saúde de Portugal
Carlos Sá, Presidente do conselho de administração, ULS Amadora Sintra
Catarina Paulino, Diretora do Serviço de Planeamento e Controlo de Gestão, ULS Amadora Sintra
Cristina Almeida, Administradora Hospitalar, ULS São José
Daniel Ferro, Administrador Hospitalar, ULS São José
Diana Pereira, Administradora Hospitalar, ULS Tâmega e Sousa
Eduardo Castela, Administrador Hospitalar, ULS São José
Fariza Hassan, Administradora Hospitalar, ULS São José
Fernando Vales, Administrador Hospitalar, ULS do Alto Ave
Filipa Machado Vaz, Professora, Nova School of Business and Economics (Nova SBE)
Filipe Costa, Professor, Nova School of Business and Economics (Nova SBE)
Florentino Serranheira, Professor Associado, Escola Nacional de Saúde Pública, Universidade Nova de Lisboa
Hernâni Duarte, Diretor do Serviço de Logística e Distribuição, ULS Lisboa Ocidental
Henrique Martins, Professor Auxiliar Convidado na CATÓLICA-LISBON e ISCTE-IUL
José Fragata, Professor Catedrático, Nova Medical School
Miguel Rodrigues, Administrador Hospitalar, ULS Almada Seixal
Nuno Cobanco, Chefe do Gabinete do Secretário de Estado da Cultura
Óscar Gaspar, Presidente da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada (APHP)
Paula Bruno, Alves & Associados Sociedade de Advogados
Paulo Espiga, Vogal Executivo da ULS São José
Paulo Sousa, Professor, Escola Nacional de Saúde Pública, Universidade Nova de Lisboa
Rui Gomes, Diretor de Tecnologias e Sistemas de Informação, ULS Coimbra
Rui Costa, Diretor Geral da General Electric HealthCare Portugal
Salomé de Almeida, Investigadora, Professora Convidada, Católica Medical School
Xavier Barreto, Presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares
►DESTINATÁRIOS
Podem candidatar-se à matrícula e inscrição os Titulares de uma Licenciatura na área das Tecnologias da Saúde, Ciências Farmacêuticas, Medicina, Enfermagem ou outas áreas afins.
Este curso também se dirige a um vasto leque de potenciais clientes, detentores de formação superior (licenciatura, mestrado doutoramento) fora da área da saúde, que pretendam o reconhecimento de competências avançadas em gestão.
►HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
O curso de Pós-Graduação ocorrerá de janeiro de 2026 a junho de 2026, e funcionará, por regra, às sextas-feiras das 17h00 às 21h00 e aos sábados, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, em regime blended learning, de acordo com o Cronograma Escolar a propor pelo Coordenador de Curso e aprovado pelo Presidente da ESTeSC, que será divulgado, antes do início das aulas.
►CANDIDATURAS
Podem candidatar-se à matrícula e inscrição os Titulares de uma Licenciatura na área das Tecnologias da Saúde, Ciências Farmacêuticas, Medicina, Enfermagem ou outras áreas afins.
Este curso também se dirige a um vasto leque de potenciais clientes, detentores de formação superior (licenciatura, mestrado doutoramento) fora da área da saúde, que pretendam o reconhecimento de competências avançadas em gestão.
►JÚRI
Presidente: Rui Santos Cruz (Coordenador do Curso)
Vogal: Cristina Maria dos Santos Almeida
Vogal: Maria Salomé Silva de Almeida
►CALENDÁRIO DE AÇÕES
– Candidatura: até 9 de dezembro de 2025;
– Afixação da lista de admissão e provisória seriada de colocação: 11 de dezembro de 2025;
– Reclamações: até 12 de dezembro de 2025;
– Decisão sobre reclamações/lista final seriada de colocação: 16 de dezembro de 2025;
– Matrícula e inscrição (exclusivamente on-line): 18 de dezembro de 2025.
►PROPINAS E TAXAS
Taxa de candidatura: 50,00 €
Taxa de matrícula: 50,00 €
Propina: 1.500,00 € (Pagamento em 7 prestações mensais, a primeira no valor 180,00€ será paga no ato da matrícula, as restantes 6 prestações no valor de 220,00€ vencem ao dia 8 de cada mês, com início no mês de janeiro)
1.200,00 €* (Pagamento em 7 prestações mensais, a primeira no valor 120,00€ será paga no ato da matrícula, as restantes 6 prestações no valor de 180,00€ vencem ao dia 8 de cada mês, com início no mês de janeiro)
*Aplica-se a monitores de estágio que tenham colaborado de forma efetiva e não remunerada na orientação de estágios curriculares da ESTeSC, nos anos letivos 2024/2025 e 2023/2024; e a trabalhadores das entidades parceiras da ESTeSC com requerimento autorizador emitido pela respetiva entidade.
►RESULTADOS
A disponibilização das listas seriadas provisórias e das listas definitivas homologadas pelo IPC, são efetuadas através plataforma informática de gestão académica (NONIO – https://inforestudante.ipc.pt/), acessíveis aos candidatos através da área da candidatura.
►MATRÍCULAS
As matrículas e inscrições decorrem exclusivamente on-line através da plataforma informática de gestão académica (NONIO – https://inforestudante.ipc.pt/). – Manual de matrículas e inscrição online (Link)
A matrícula terá de ser finalizada através da validação da matrícula, para o efeito os candidatos colocados receberão uma notificação com um link de acesso a uma sessão on-line.
A não efetivação da matrícula e inscrição por parte do candidato colocado, nos prazos estabelecidos, implica a perda de vaga, sendo chamado o candidato não colocado de acordo com a ordem de seriação da lista definitiva.
►INFORMAÇÃO IMPORTANTE
Regulamento do Curso de Pós-Graduação em Gestão de Organizações de Saúde
Despacho de criação do Curso de Pós-Graduação em Gestão de Organizações de Saúde
Despacho de alteração do Curso de Pós-Graduação em Gestão de Organizações de Saúde
Regulamento de Cursos não Conferentes de Grau do Instituto Politécnico de Coimbra