Projeto SOLCAT distinguido com dois prémios científicos
O projeto SOLCAT, liderado pela docente da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Politécnico de Coimbra, Diana Lima, foi distinguido com dois prémios científicos: Melhor Comunicação Oral, no Congresso da Associação Portuguesa de Licenciados em Farmácia (APLF); e Melhor Comunicação em Poster, na International Conference on Risk Assessment of Pharmaceuticals in the Environment (ICRAPHE).
No congresso da APLF, que se realizou em Aveiro nos dias 18 e 19 de outubro de 2025, a investigadora e docente da ESTeSC-IPC, Carla Patrícia Silva, venceu o Prémio de Melhor Comunicação Oral, com uma comunicação intitulada “Ciprofloxacin Stability and Degradation Studies: Influencia of pH, Temperature and Light Exposure”.
Na ICRAPHE 2025, que aconteceu nos dias 20 e 21 de outubro, em Aveiro, o prémio de Melhor Comunicação em Poster foi atribuído à bolseira de investigação do projeto, Beatriz Valadores.
Financiado em cerca de 50 mil euros pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, o projeto SOLCAT tem como objetivo desenvolver fotocatalisadores magnéticos à base de carbono para a remoção eficiente de antibióticos de efluentes por fotodegradação solar, contribuindo para a redução da resistência antimicrobiana e a preservação da qualidade da água, em alinhamento com a Agenda 2030.
Além de Diana Lima (investigadora principal) e Carla Patrícia Silva, integram o projeto – que se estende até junho de 2026 – as docentes da ESTeSC-IPC Paula Fonseca e Nádia Osório.