ESTeSC participa em projeto europeu para formar técnicos de farmácia na área da vacinação

A ESTeSC-IPC integra uma parceria internacional no âmbito do projeto ERASMUS+ Introducing Pharmacy Technicians as Immunizers through E-Learning (ImPharTech), que visa capacitar técnicos de farmácia para a administração de vacinas através de ferramentas de ensino digital. A iniciativa, liderada pela European Association of Pharmacy Technicians – EAPT (Bélgica) integra também a Technological University of the Shannon: Midlands Midwest (Irlanda).

Com um financiamento de 60.000 euros, do programa Erasmus+ KA2 — Parcerias de pequena dimensão, o projecto tem a duração de 18 meses (outubro de 2024 e março de 2026), tendo o meeting inicial decorrido nos dias 23 e 24 de janeiro de 2025, no Porto, onde foram definidas estratégias para a sua implementação.

João José Joaquim e Jorge Balteiro, professores da Unidade Científica e Pedagógica de Farmácia, são os membros representantes da Escola Superior de Saúde de Coimbra – IPC.

 

 

 

Objectivos e impacto na saúde pública

O ImPharTech tem como objetivo integrar a formação em imunização nos currículos de técnicos de farmácia, contribuindo para a melhoria dos padrões de saúde pública na Europa. Ao capacitar estes profissionais na administração de vacinas, o projeto pretende ampliar a acessibilidade e eficiência da prestação de cuidados de saúde. Além disso, pretende-se fomentar a inovação na formação destes profissionais, impulsionar a transformação digital e desenvolver competências-chave essenciais.

A iniciativa fomentará a resiliência dos sistemas de saúde europeus contra emergências sanitárias, melhorando a resposta aos desafios. Espera-se que o projecto contribua directamente para o aumento das taxas de vacinação e para a disseminação de práticas inovadoras na formação profissional de técnicos de farmácia.

Actividades e desenvolvimento do projecto

O ImPharTech integra actividades estratégicas como a criação de um Currículo e a definição de directrizes para a sua implementação. Esse currículo será disponibilizado em plataformas de ensino digital, garantindo uma aprendizagem remota e interactiva. Para isso, será desenvolvido um Massive Open Online Course (MOOC), permitindo a aquisição de conhecimentos teóricos sobre a administração de vacinas.

A continuidade do MOOC após a conclusão formal do projeto garantirá que os resultados se perpetuem e que mais profissionais possam beneficiar da formação ao longo do tempo.

Perspectivas futuras

A longo prazo, espera-se que o ImPharTech tenha um impacto significativo na formação de técnicos de farmácia, tornando-os peças-chave no reforço da vacinação em diversos contextos de saúde. Além disso, a iniciativa contribuirá para a modernização do ensino, promovendo o uso de soluções digitais inovadoras para a capacitação de profissionais.

Com a participação activa da ESTeSC-IPC, o Politécnico de Coimbra reforça o seu compromisso com a inovação no ensino da saúde e com o fortalecimento das políticas de vacinação na Europa. O envolvimento da instituição destaca a importância da formação contínua e da adaptação dos profissionais de saúde aos desafios emergentes, assegurando uma resposta eficaz às necessidades da sociedade.


Referência do projeto: 2024-1-BE01-KA210-VET-000251165

Mais informações podem ser consultadas em:

https://erasmus-plus.ec.europa.eu/projects/search/details/2024-1-BE01-KA210-VET-000251165