Docente de Fisioterapia conclui doutoramento

Susana Lopes, Professora Assistente Convidada da unidade científico-pedagógica de Fisioterapia da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Politécnico de Coimbra (ESTeSC-IPC), concluiu, a 21 de junho, o doutoramento em Fisioterapia, pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto.

“The role of exercise training in the treatment of resistant hypertension: the EnRicH trial” (“O Papel do Exercício no tratamento da Hipertensão Resistente : o EnRicH”) é o tema da tese de investigação da docente, aprovada por unanimidade.

O objetivo do trabalho passou por avaliar os efeitos de um programa de exercício aeróbio na pressão arterial de indivíduos com hipertensão resistente. Num ensaio clínico controlado aleatorizado, 60 indivíduos com hipertensão resistente, com idades entre os 40 a 75 anos, foram alocados aleatoriamente para o programa de 12 semanas de exercício aeróbio, de intensidade moderada, três vezes por semana, ou para o grupo de controlo.

O programa de exercício reduziu a pressão arterial em indivíduos com hipertensão resistente e levou a uma melhoria de marcadores de risco cardiovascular, demonstrando potencial de ser incorporado como complemento à abordagem terapêutica destes indivíduos. Adicionalmente, foi possível a identificação precoce dos participantes com menor resposta ao exercício, o que permite o ajuste antecipado do programa, maximizando assim os benefícios na pressão arterial e reduzindo a sobrecarga no doente. Finalmente, foi provada a aceitabilidade do programa e identificados fatores chave para a adesão dos indivíduos ao programa de exercício e à manutenção de um estilo de vida ativo após cessação do programa.

Note-se que a hipertensão resistente é uma condição multifatorial caracterizada pela sua resistência à terapia farmacológica. Esta condição está associada a pior prognóstico com maior risco de eventos cardiovasculares, comparado com a hipertensão não resistente, o que justifica a necessidade de investigar terapias não farmacológicas, nomeadamente exercício, para o tratamento desta condição.