Artigo de estudante da ESTeSC-IPC premiado no concurso Jovens Repórteres para o Ambiente
Ricardo Anjos, estudante do 2º ano de Saúde Ambiental na Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Politécnico de Coimbra (ESTeSC-IPC), venceu o 3º prémio do Concurso Nacional Melhores Reportagens Jovens Repórteres para o Ambiente 2022, na modalidade artigo. “A Transformação Da Central do Pego: Um passo para a sustentabilidade” é o título da reportagem apresentada pelo estudante, que relata a história da Central Termoelétrica do Pego, uma central de carvão, no distrito de Santarém, que encerrou há cerca de um ano e aguarda uma solução de reconversão.
O prémio foi entregue a 11 de novembro, no Seminário Nacional Jovens Repórteres para o Ambiente 2022, que decorreu em Paredes. Além de Ricardo Anjos, participaram na iniciativa, em representação da ESTeSC-IPC, a estudante Beatriz Beleza (2º ano de Saúde Ambiental) e o docente e coordenador do programa Eco-Escolas na ESTeSC-IPC, Hélder Simões. No encontro, os jovens participaram em workshops sobre práticas de jornalismo ambiental e foram desafiados a realizar reportagens sobre a realidade do concelho.
O Jovens Repórteres para o Ambiente é um programa internacional da Foundation for Environmental Education, implementado em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa, que pretende contribuir para o treino do exercício de uma cidadania ativa e participativa, enfatizando a vertente do jornalismo ambiental. Os jovens investigam (através de entrevistas, inquéritos, etc…) e interpretam questões ambientais / de sustentabilidade relevantes a nível local como se fossem jornalistas, reforçando os seus conhecimentos no domínio do ambiente, das línguas estrangeiras e das novas tecnologias e técnicas de comunicação. Desenvolvem ainda competências nas áreas da cidadania, iniciativa individual e trabalho em equipe, análise crítica, responsabilidade social e liderança. Portugal tem sido um dos países mais ativos nesta rede internacional, à qual pertence há mais de 25 anos.
