Projeto ESTeSC-IPC vence menção honrosa nos Angelini University Awarsds

O projeto “The sound of silence: sonification of typical absence seizures with a wearable EEG device”, desenvolvido por estudantes da licenciatura em Fisiologia Clínica da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Politécnico de Coimbra, venceu uma menção honrosa nos Angelini University Award! 2022/23.

Os estudantes trabalharam na conversão do sinal eletroencefalográfico (EEG) de um dispositivo wearable em som, visando a deteção auditiva de crises epiléticas no domicílio do paciente. O objetivo é “diminuir a ocorrência de alterações neurocognitivas das crianças, dando som ao silêncio da epilepsia”, explicam.

A equipa autora do projeto é composta por João Fernandes, Joana Alexandra Rodrigues, Inês Bernardino e Abrantes Aziza, estudantes (entretanto diplomados) que, ano letivo 2022/23, frequentavam o 4º ano da licenciatura em Fisiologia Clínica da ESTeSC-IPC.

O projeto ficou entre os cinco finalistas do Angelini University Award! 2022/23, tendo sido apresentado publicamente no âmbito da Conferência AUA!, no dia 3 de novembro . Tendo em consideração a qualidade elevada dos cinco trabalhos finalistas, a organização dos prémios Angelini deliberou atribuir uma menção honrosa – prémio inicialmente não previsto – ao projeto da ESTeSC-IPC.

Equipa ESTeSC-IPC na entrega do prémio