Pós-graduações em Neurodesenvolvimento Infantil na Palestina e Jordânia com a colaboração do IPC

Os docentes da Escola Superior de Tecnologia da Saúde (ESTeSC), Helder Simões e Telmo Pereira, integraram a equipa do Politécnico de Coimbra (IPC) que participou no projeto Neurodevelopmental CAre for REfugees (NeuCaRe), que resultou na criação de duas pós-graduações em duas universidades Jordânia (Yarmouk University e University of Petra) e um mestrado, em parceria pelas duas universidades da Palestina (Bethlehem University e Hebron University).  Estes cursos já estão em funcionamento e têm vindo a receber avaliações positivas dos estudantes, docentes e avaliadores externos do projeto.

O projeto NeuCaRe, financiado pela ação Erasmus + Capacity-building in Higher Education e coordenado pela Universidade de Granada, teve início em 2020. Apresentando um cunho altamente inovador, teve como objetivo suprimir uma necessidade sentida pelas universidades árabes onde não existiam, até à data, quaisquer diplomas de nível superior sobre neurodesenvolvimento de crianças migrantes, em situação de risco e com necessidades especiais.

Este projeto de cooperação em desenvolvimento curricular na área das ciências sociais e do comportamento permitiu apoiar a modernização, acessibilidade e internacionalização do ensino superior nos países parceiros envolvidos. No caso concreto do IPC, facilitou o desenvolvimento de sinergias e colaboração positiva entre docentes de quatro unidades orgânicas. Os docentes do IPC participam em vários grupos de trabalho, designadamente:

–Susana Gonçalves: ESEC/IPC (Steering Committee, Work Package leaders Committee e Gender Equality Committee)

– Rui Costa:  ESAC/IPC (Quality Control Committee e Work Package leaders Committee)

– Telmo Pereira:  ESTeSC/IPC (Work Package Methodology Design, Materials and Resources)

– Helder Simões: ESTeSC/IPC (E-Learning Methodology)

– Cristina Caridade: ISEC/IPC (E-Learning Methodology)

A reunião final do projeto decorreu em Amã (Jordânia) em agosto de 2023, tendo como anfitriã a Universidade de Petra. A participação dos avaliadores externos do projeto na reunião permitiu conhecer os resultados e apreciação que os mesmos fizeram do projeto, tendo sido muito positivos em todos os campos, desde a gestão e cooperação entre os parceiros ao desempenho dos formadores no âmbito dos cursos já iniciados.

Os participantes na reunião acordaram no interesse de manter sinergias no futuro próximo, tendo lançado a proposta de criação de uma associação profissional sobre temas relativos ao desenvolvimento infantil e crianças em situação e risco. Esta decisão está alinhada com as sugestões dos avaliadores externos, e poderá traduzir-se em acordos de cooperação interinstitucional, na produção de pequenos vídeos educativos e outros recursos pedagógicos, eventos profissionais, tal como webinars ou congresso, formação cientifico-pedagógica, e colaboração cientifica ao nível de I&D.