Investigadores da ESTeSC e ESTeSL reúnem-se pela primeira vez no BOOTCAMP HTRC

Investigadores da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra (ESTeSC) e da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) reuniram-se pela primeira vez no BOOTCAMP do HTRC (Health & Technology Research Center), para discutir a construção de um futuro mais sustentável, através do ensino e da investigação de excelência!

Graciano Paulo, Presidente da ESTeSC afirma que “este primeiro encontro reforça a cooperação de longa data existente entre ambas as instituições no desenvolvimento de investigação útil à sociedade, que contribuirá para a melhoria dos cuidados de saúde”.

Em janeiro deste ano foi celebrado um protocolo entre ESTeSC e da ESTeSL, do qual resultou a criação de um polo, em Coimbra, do Centro de Investigação em Saúde e Tecnologia (H&TRC) nas instalações da ESTeSC.

Registada a 15 de janeiro de 2024, na Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), esta estrutura visa permitir que ambas as instituições tenham acesso a mais financiamento para investigação, densificando a produção científica e abrindo caminho para a criação de ciclos de estudo de doutoramento na área das Tecnologias da Saúde.

Graciano Paulo, um dos participantes do BOOTCAMP HTRC, adiantou que “o futuro é promissor. Recebemos hoje a informação de que a FCT irá iniciar o processo de avaliação do centro de investigação H&TRC no próximo dia 10 de outubro”.

Destacou, ainda, a importância desta avaliação para as instituições. “Esta avaliação reveste-se de extrema importância, uma vez que, no caso de ser positiva, permitirá a ambas as instituições, submeterem para acreditação, do primeiro programa doutoral na área das tecnologias da saúde”.