HaPILLness vence Concurso Regional Poliempreende

O projeto haPILLness, cuja equipa de investigadores integra uma docente e um diplomado da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra (ESTeSC), foi o vencedor da 19.ª edição do Concurso Regional Poliempreende do Politécnico de Coimbra (IPC). A equipa vai representar o Politécnico de Coimbra na competição nacional com os vencedores apurados nos restantes Politécnicos da rede Poliempreende.

O projeto haPILLness consiste numa solução inovadora e não invasiva para administração oral de fármacos a roedores usados em ensaios pré-clínicos de laboratório e que pode representar o fim de um processo penoso para as cobaias. Ao invés de lhes ser administrada a dosagem precisa do composto a testar por meio de uma sonda gástrica, os animais de laboratório passam a ter pequenas gomas coloridas que ingerem de forma voluntária. O projeto foi premiado pela Comissão Europeia e encontra-se em processo de patente internacional.

A equipa é composta por Sofia Viana (docente da ESTESC), Pedro Vieira (Alumni ESTeSC-IPC) e Sara Nunes (Alumni ESAC-IPC), sendo o projeto resultado de uma parceria entre o IPC e a Universidade de Coimbra.

O projeto haPILLness vai irá agora concorrer a nível nacional com os vencedores apurados nos restantes Politécnicos da rede Poliempreende e participar na Semana do Empreendedorismo, a realizar de 12 a 15 de junho de 2023, em Braga. Adicionalmente, os promotores recebem ainda um prémio monetário no valor de 2.000€ e 12 meses de incubação no INOPOL Academia de Empreendedorismo, a incubadora do Politécnico de Coimbra, para apoio ao desenvolvimento do projeto e à constituição da empresa.

Com estes apoios, a equipa espera conseguir fazer a “transferência da tecnologia para a sociedade, tendo em vista a comercialização de um kit para o fabrico de gomas medicamentosas para animais de laboratório e, numa fase posterior,  para outros segmentos de animais”, explica Sofia Viana.

Na edição de 2023 do Poliempreende no IPC, foram submetidas um total de 24 ideias de negócio, 11 dos quais chegaram à fase final do projeto.

Pedro Vieira, Sofia Viana e Sara Nunes