Apresentados finalistas dos Prémios L@bYRA

Realizou-se a 22 de novembro a primeira apresentação pública de trabalhos dos prémios L@bYRA, galardão que – com o objetivo de incentivar e reconhecer a investigação realizada pelos estudantes da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Politécnico de Coimbra – distingue os melhores projetos realizados no âmbito da unidade curricular de Investigação Aplicada (licenciatura) ou tese (mestrado) dos cursos ministrados na Escola.

Os autores dos 11 melhores trabalhos de cada curso apresentaram os seus projetos numa sessão pública, perante o júri do concurso, que elegeu os vencedores desta primeira edição.

Os prémios – 500 euros para o primeiro classificado, 250 euros para os segundo e 100 euros para o terceiro – serão entregues em março, na cerimónia do Dia da ESTeSC-IPC. No entanto, após a sessão de apresentação foram já revelados os cinco trabalhos que obtiveram melhor pontuação do júri. São eles (por ordem alfabética, consoante o curso):

– “Memória Fonológica em Crianças de Idade Escolar com Alterações Audiológica”, de Tânia Tomás (licenciatura em Audiologia)

– “Therapeutic potential of ATM inhibitor in acute myeloid leucemia”, de Marcelo Vilas Boas (licenciatura Ciências Biomédicas Laboratoriais)

– “Can mediterranean diet reduce frailty risk? a systematic review”, de Soraia da Fonseca (licenciatura Dietética e Nutrição)

– “Efeitos da cafeína na função cognitiva e nos padrões da ativação cortical em jovens adultos com e sem privação do sono”, de Abrantes Chivale (licenciatura Fisiologia Clínica)

– “Effects of the oral antidiabetic Sitagliptin on thymic T-cell subsets of an animal model of Multiple Sclerosis”, de Patrícia Couceiro (mestrado em Farmácia)

“Estes prémios são o reconhecimento do mérito científico dos estudantes da ESTeSC-IPC, premiando trabalhos de investigação realizados em contexto de aprendizagem. A nossa expectativa é que estes prémios se constituam como um importante incentivo para alavancar a investigação aplicada nas áreas de ensino e investigação da ESTeSC-IPC, dando um relevante contributo para a consolidação da cultura científica na nossa comunidade académica” explica o vice-presidente da ESTeSC-IPC, Telmo Pereira.

23/11/2023