A Unidade Científico-Pedagógica de Imagem Médica e Radioterapia da ESTeSC-IPC foi redesignada como Centro Colaborador da Organização Mundial de Saúde na área da Proteção contra as Radiações e Saúde

A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconheceu e designou, novamente, a Unidade Científico-Pedagógica (UCP) de Imagem Médica e Radioterapia (IMR) da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Politécnico de Coimbra como Centro Colaborador para a Proteção contra as Radiações e Saúde.

Esta designação, com efeitos a partir do próximo dia 14 de dezembro, tem como missão providenciar aconselhamento técnico à OMS na identificação de prioridades no âmbito da investigação na área das radiações ionizantes e no apoio ao desenvolvimento de documentos e normas técnicas, elaborados pela referida organização.

O Centro Colaborador continuará, nos próximos quatro anos, sob a liderança do Prof. Doutor Graciano Paulo e da Prof. Doutora Joana Santos que, alinhados com os altos padrões da OMS, continuarão a trabalhar no sentido de melhorar a prestação de cuidados de saúde, através do desenvolvimento de estratégias de redução de dose nos doentes, profissionais e população em geral.

 

 

Para Joana Santos, docente e investigadora de IMR e líder do Centro Colaborador, “esta designação é tão relevante para a instituição como para a comunidade global de saúde pois os centros colaboradores desempenham um papel essencial na promoção de práticas seguras no uso da radiação em práticas médicas, potenciando a investigação”.

Para Graciano Paulo, Presidente da ESTeSC e líder do Centro Colaborador da OMS, “esta designação é o reconhecimento do trabalho de excelência que a ESTeSC tem vindo a desenvolver na área da proteção contra as radiações, sendo motivo de orgulho integrar a lista de apenas 20 instituições a nível mundial, que têm este reconhecimento e poder trabalhar no sentido de reduzir a exposição à radiação ionizante, promovendo boas práticas na prestação de cuidados de saúde”.