Anuncio dos vencedores do primeiro Igniting InterDisciplinarity

São apresentados na próxima quarta-feira, 29 de novembro, os vencedores da primeira edição do concurso I2D – Igniting InterDisciplinarit da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Politécnico de Coimbra (ESTeSC-IPC). Os dois projetos selecionados vão receber cerca de 10 mil euros cada, para o desenvolvimento de investigação miltidisciplinar, juntando docentes das diferentes áreas científicas lecionadas na Escola.

Lançado em 2023 pela Presidência da ESTeSC-IPC, o I2D apoia projetos de investigação de caráter exploratório, implementados em cocriação entre, pelo menos, dois departamentos da Escola e focados em ideias originais que visem lançar novas linhas de investigação interdisciplinar. O objetivo passa por promover uma “cultura de investigação” interna, fomentando aquele que – a par com a produção e transmissão de conhecimento – deverá ser um dos core business de uma instituição de ensino superior, explica o vice-presidente da ESTeSC-IPC, Telmo Pereira.

Nesta primeira edição, foram selecionados os projetos “SOLarClean – Uso da radiação solar para a remoção de antibióticos de águas” e “M2AI – papel do microambiente e microbioma no tratamento dos carcinomas de mama triplos negativos ‐ aliados ou inimigos?”. Ambas as equipas – que agora terão 18 meses para desenvolver o seu trabalho – apresentarão as linhas e objetivos de investigação numa sessão pública, quarta-feira, às 16h00, no auditório 3.4 da ESTeSC-IPC.