Gestão de Organizações de Saúde

APRESENTAÇÃO E MISSÃO

A Pós-Graduação em Gestão de Organizações de Saúde visa dotar e desenvolver as competências, e melhorar a eficácia e eficiência, como Gestor de Organizações de Saúde.

Aos gestores do séc. XXI é hoje exigida uma visão estratégica de longo prazo e a capacidade de gerir, liderar e implementar as mudanças necessárias para o sucesso da organização.

Para os profissionais que já estão integrados no mercado de trabalho, e mais concretamente na área da saúde, com a PG-GOS, terão oportunidade de confrontar as suas práticas de gestão, e desenvolver competências para elaborar planos rigorosos e realistas, orientados para a obtenção de melhores resultados na organização e gestão dos seus serviços.

Ao longo do curso, os participantes terão oportunidades de aperfeiçoamento pessoal e profissional, sendo estimulada a sua capacidade para integrar as decisões estratégicas da organização.

A Pós-Graduação em Gestão de Organizações de Saúde é um programa desenhado para profissionais de áreas de saúde, gestão e administração que procuram redefinir e reestruturar a sua carreira e a forma como vêm a sua organização, seja a um nível mais global, seja numa perspetiva mais dirigida para o serviço/unidade de saúde.

Divide-se em 3 unidades curriculares, perfazendo um total de 198 horas de ensino blended learning, correspondente a 37 ECTS.

 

Área científica predominante: Ciências Sociais, classificação das áreas de educação e formação (CNAEF) 345 – Gestão e Administração, de acordo com a Portaria n.º 256/2005, de 16 de março.

 

O curso está organizado em unidades curriculares, assente num modelo de formação com uma vertente teórica.

 

CORPO DOCENTE

Adalberto Campos Fernandes, Professor Associado Convidado, Escola Nacional de Saúde Pública, Universidade Nova de Lisboa

Ana Escoval, Professora Associada, Escola Nacional de Saúde Pública, Universidade Nova de Lisboa

Campos Pinheiro, Diretor do CRI de Urologia, ULS São José

Carlos Abreu, Canon Medical Systems

Carlos Santos, Administrador Hospitalar ULS Coimbra

Cristina Almeida, Administradora Hospitalar, ULS São José

Daniel Ferro, Administrador Hospitalar, ULS São José

Diana Pereira, Administradora Hospitalar, ULS Tâmega e Sousa

Eduardo Castela, Administrador Hospitalar, ULS São José

Fariza Hassan, Administrador Hospitalar, ULS São José

Florentino Serranheira, Professor Associado, Escola Nacional de Saúde Pública, Universidade Nova de Lisboa

Hernâni Duarte, Diretor do Serviço de Logística e Distribuição, ULS Lisboa Ocidental

Joana Cima, Professora Auxiliar Convidada, Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho

José Fragata, Professor Catedrático, Nova Medical School

Miguel Rodrigues, Administrador Hospitalar, ULS Arco Ribeirinho

Paula Bruno, Alves & Associados Sociedade de Advogados

Paulo Espiga, Vogal Executivo da ULS São José

Rosa de Matos, Presidente da ULS São José

Rui Gomes, Diretor de Tecnologias e Sistemas de Informação, ULS Coimbra

Salomé de Almeida, Investigadora, Professora Convidada, Católica Medical School

Sérgio Pedreiras, Diretor de Gabinete de Planeamento e Gestão, ULS Lisboa Ocidental

Xavier Barreto, Presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares

 

DESTINATÁRIOS

Podem candidatar-se à matrícula e inscrição os Titulares de uma Licenciatura na área das Tecnologias da Saúde, Ciências Farmacêuticas, Medicina, Enfermagem ou outas áreas afins.

Este curso também se dirige a um vasto leque de potenciais clientes, detentores de formação superior (licenciatura, mestrado doutoramento) fora da área da saúde, que pretendam o reconhecimento de competências avançadas em gestão.

 

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

O curso de Pós-Graduação ocorrerá de setembro de 2024 a abril de 2025, e funcionará, por regra, às sextas-feiras das 17h00 às 21h00 e aos sábados, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, em regime blended learning, de acordo com o Cronograma Escolar a definir pelo Presidente da ESTeSC, que será aprovado e divulgado, antes do início das aulas.

 

CANDIDATURAS

Podem candidatar-se à matrícula e inscrição os Titulares de uma Licenciatura na área das Tecnologias da Saúde, Ciências Farmacêuticas, Medicina, Enfermagem ou outras áreas afins.
Este curso também se dirige a um vasto leque de potenciais clientes, detentores de formação superior (licenciatura, mestrado doutoramento) fora da área da saúde, que pretendam o reconhecimento de competências avançadas em gestão.

 

JÚRI

Presidente: Filipe Miguel Borges Amaral (Coordenador do Curso)
Vogal: Cristina Maria dos Santos Almeida
Vogal: Rui Santos Cruz

 

CALENDÁRIO DE AÇÕES

1ª Fase
– Candidatura: até 2 de julho de 2024;
– Afixação da lista de admissão e provisória seriada de colocação: 8 de julho de 2024;
– Reclamações: até 9 de julho de 2024;
– Decisão sobre reclamações/lista final seriada de colocação: 11 de julho de 2024;
– Matrícula e inscrição (exclusivamente on-line): 14 e 15 de julho de 2024.

2ª Fase
– Candidatura: até 22 de agosto de 2024;
– Afixação da lista de admissão e provisória seriada de colocação: 02 de setembro de 2024;
– Reclamações: até 4 de setembro de 2024;
– Decisão sobre reclamações/lista final seriada de colocação: 5 de setembro de 2024;
– Matrícula e inscrição (exclusivamente on-line): 6 de setembro de 2024.

 

PROPINAS E TAXAS

Taxa de candidatura: 75,00 €
Taxa de matrícula: 75,00 €
Propina: 1.500,00 € (Pagamento em 9 prestações mensais, a primeira no valor 140,00€ será paga no ato da matrícula, as restantes 8 prestações no valor de 170,00€ vencem ao dia 8 de cada mês, com início no mês de setembro)
1.200,00 €* (Pagamento em 9 prestações mensais, a primeira no valor 140,00€ será paga no ato da matrícula, as restantes 8 prestações no valor de 132,50€ vencem ao dia 8 de cada mês, com início no mês de setembro)

*Aplica-se a monitores de estágio que tenham colaborado de forma efetiva e não remunerada na orientação de estágios curriculares da ESTeSC, nos anos letivos 2023/2024 e 2022/2023; e a trabalhadores das entidades parceiras da ESTeSC com requerimento autorizador emitido pela respetiva entidade.

 

RESULTADOS

A disponibilização das listas seriadas provisórias e das listas definitivas homologadas pelo IPC, são efetuadas através plataforma informática de gestão académica (NONIO – https://inforestudante.ipc.pt/), acessíveis aos candidatos através da área da candidatura.

 

MATRÍCULAS

As matrículas e inscrições decorrem exclusivamente on-line através da plataforma informática de gestão académica (NONIO – https://inforestudante.ipc.pt/). – Manual de matrículas e inscrição online (Link)

A matrícula terá de ser finalizada através da validação da matrícula, para o efeito os candidatos colocados receberão uma notificação com um link de acesso a uma sessão ZOOM.

A não efetivação da matrícula e inscrição por parte do candidato colocado, nos prazos estabelecidos, implica a perda de vaga, sendo chamado o candidato não colocado de acordo com a ordem de seriação da lista definitiva.

 

INFORMAÇÃO IMPORTANTE

Edital da 1ª edição do concurso de acesso ao Curso de Pós-Graduação em Gestão de Organizações de Saúde

Edital da 1ª edição do concurso de acesso ao Curso de Pós-Graduação em Gestão de Organizações de Saúde – 2ª Fase

Regulamento do Curso de Pós-Graduação em Gestão de Organizações de Saúde

Despacho de criação do Curso de Pós-Graduação em Gestão de Organizações de Saúde

Regulamento de Cursos não Conferentes de Grau do Instituto Politécnico de Coimbra