BOLSA DE INVESTIGAÇÃO | Projeto FotoCATálise SOLar

ANÚNCIO DE BOLSA DE INVESTIGAÇÃO
Referência PRBI/17/2025

“FotoCATálise SOLar usando fotossensibilizadores magnéticos: uma abordagem sustentável para a eliminação de antibióticos de águas residuais”

EDITAL PT | EDITAL EN

 

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação no âmbito do projeto “FotoCATálise SOLar usando fotossensibilizadores magnéticos: uma abordagem sustentável para a eliminação de antibióticos de águas residuais”, com o código de operação 2023.12723.PEX, do Instituto Politécnico de Coimbra, pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), nas condições apresentadas em seguida:

Prazo de receção e envio de candidaturas:

Será de 10 dias úteis, entre 20/06/2025 a 03/07/2025.

Os(as) candidatos(as) deverão aceder e registar-se no sítio da internet:
https://www.ipc.pt/bupc/concursos/form/concursos_bolseiros para entrega da candidatura, selecionando o procedimento a que se pretendem candidatar.

A entrega da candidatura efetua-se, exclusivamente, em suporte digital.

 

Área científica genérica: Ciências da Terra e do Ambiente

Área científica específica: Ciências do Ambiente

 

Requisitos de admissão:
O(a) candidato(a) deverá:

i) ser detentor de uma licenciatura em Ciências do Ambiente ou áreas afins há menos de 2 anos;

ii) se detentor de um curso superior obtido no estrangeiro, deverá ter o respetivo reconhecimento do grau, se aplicável;

iii) estar inscrito num mestrado, mestrado integrado, ou ser licenciado ou mestre inscrito num curso não conferente de grau académico1.

1 Consideram-se “Cursos não conferentes de grau académico” os cursos a que se refere a alínea e) do n.º 3 do artigo 4.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, na sua redação atual, desde que desenvolvidos em associação ou cooperação entre a instituição de ensino superior e uma ou várias unidades de I&D, de acordo com o previsto na alínea e) do Artigo 3.º do Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT.

 

Serão fatores preferenciais para a seleção:

i) ter experiência laboratorial em análise de efluentes;

ii) ter experiência na caracterização química de efluentes, nomeadamente, na determinação de carbono orgânico total, azoto, fósforo, entre outros;

iii) ter experiência em validação de métodos analíticos.

Se inscrito em curso não conferente de grau académico, o candidato não pode exceder, um período acumulado de um ano nessa tipologia de bolsa, segundo o Regulamento de Bolseiro de Investigação do Instituto Politécnico de Coimbra, aprovado pelo Despacho n.º 5963/2020, publicado no DR, 2.ª série, n.º 106, de 1 de junho de 2020, retificado pela Declaração de Retificação n.º 742/2020, publicada no DR, 2.ª série, n.º 212, de 30 de outubro de 2020.

 

Período da bolsa:
A bolsa tem a duração de 8 meses, não renovável, em regime de exclusividade, conforme o Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. em vigor, com início previsto em 01/10/2025, e terminando a 31/05/2026.

Local de Trabalho:
O trabalho será desenvolvido na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra do IPC, sob a orientação científica da Professora Doutora Diana Luísa Duarte de Lima.

Mais informações: EDITAL PT | EDITAL EN