Resultados do projeto AGA4Life publicados por prestigiada editora inglesa

A prestigiada editora inglesa Routledge – Taylor & Francis Group editou em livro os resultados do projeto de investigação AGA4Life, da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Politécnico de Coimbra (ESTeSC-IPC). “Promoting Healthy and Active Aging – A multidisciplinary approach” apresenta uma abordagem multidisciplinar na área do envelhecimento ativo e saudável, a partir de um modelo de investigação pioneiro desenvolvido pela Escola.

A publicação é uma extensão do livro “Abordagem geriátrica ampla na promoção de um envelhecimento ativo e saudável: componentes do modelo de intervenção”, editado pelo Politécnico de Coimbra em 2019. “Fomos contactados pela editora, que mostrou interesse em publicar a versão inglesa do nosso trabalho, o que muito nos orgulha”, explica Telmo Pereira, docente da ESTeSC-IPC e coordenador do projeto AGA4Life. “A Routledge – entretanto integrada no grupo Taylor & Francis  – é uma das editoras de ciência mais antigas do Reino Unido, com quase dois séculos de atividade”, salienta.

Sob coordenação editorial de Telmo Pereira, o livro reúne 14 capítulos, produzidos com o contributo de mais de duas dezenas de autores, entre docentes e estudantes. “É uma revisão de alguns temas centrais do modelo que desenvolvemos”, descreve Telmo Pereira, lembrando que a abordagem do AGA4Life reúne, de forma complementar, contributos de diferentes áreas científicas lecionadas na ESTeSC – da Fisiologia Clínica à Fisioterapia, passando pela Nutrição, Farmácia, Audiologia, Imagem Médica e Radioterapia, Ciências Biomédicas Laboratoriais e Saúde Ambiental.

Financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, o projeto AGA4Life desenvolveu um modelo que visa a promoção de um envelhecimento ativo e saudável através da implementação de um plano de intervenção fundado na Abordagem Geriátrica Ampla (AGA), incorporando também recursos endógenos da região, e envolvendo o meio académico da área das Ciências da Saúde. Esta nova abordagem visa identificar e conhecer um conjunto de informações clínicas que, até aqui, eram realizadas de forma não integrada.

O modelo AGA@4life assenta num protocolo de avaliação individual, de natureza holística e multidisciplinar, e consequente delineamento e implementação de estratégias de intervenção ajustadas a cada indivíduo, visando a prevenção da fragilidade e do declínio funcional, cognitivo e social do idoso. As ações de intervenção centram-se em programas personalizados de exercício físico, educação nutricional, estimulação cognitiva, monitorização de comorbilidades, aconselhamento fármaco terapêutico e promoção global do bem-estar.

“Promoting Healthy and Active Aging – A multidisciplinary approach” está disponível em versão impressa e e-book, no site da Routledge – Taylor & Francis e nas várias plataformas de venda de livros online.

Telmo Pereira, coordenador do projeto AGA4Life e coordenador editorial do livro