Novo mestrado em Fisiologia Clínica

A Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Politécnico de Coimbra (ESTeSC-IPC) vai lançar o primeiro mestrado em Fisiologia Clínica em Portugal. Com três áreas de especialização – Ultrassonografia Cardíaca e Função Vascular; Fisiopatologia do Sono e Ventilação Não Invasiva; Eletroencefalografia Aplicada – e um modelo formativo marcadamente profissionalizante, o curso vem dar resposta às necessidades do mercado de trabalho nesta área.

“O mestrado em Fisiologia Clínica constitui uma oferta formativa inovadora e única no plano nacional”, assegura o vice-presidente da ESTeSC-IPC e coordenador do curso, Telmo Pereira. A formação foca-se num “conjunto de áreas de estudo de especialização clínica, profissional e científica que correspondem às exigências maiores para a empregabilidade no exercício das profissões regulamentadas a que este ciclo de estudos vocaciona”, acrescenta.

A criação do curso é, aliás, a evolução natural decorrente da proposta que consta do “1º Relatório sobre propostas de ‘agregação/fusão’ de 1.os ciclos de estudos”, do grupo trabalho da A3ES, que está na origem da criação da licenciatura em Fisiologia Clínica, em 2014 (em resultado da fusão das antigas licenciaturas de Cardiopneumologia e Neurofisiologia). A abertura desta oferta formativa na ESTESC-IPC é “um testemunho do caráter singular, de liderança, vanguardista e disruptivo da Escola na designada área das Tecnologias da Saúde, aspeto que tem pautado a sua história como traço identitário que se pretende manter, ou mesmo acentuar, para o futuro”, assume o vice-presidente.

Com a duração de dois anos letivos, o mestrado em Fisiologia Clínica vai funcionar em regime pós-laboral e de b-learning: e-learning de segunda a sexta, em horário pós-laboral; e regime presencial uma vez por mês, às sextas-feiras, das 18 às 22 horas, e aos sábados, das 9 às 18 horas. O curso disponibilizará três vagas por área da especialização na primeira fase de candidaturas (até 15 de maio) e oito vagas na segunda fase (de 16 de maio a 17 de julho).