LAIp: linha de apoio para estudantes da ESTeSC

 

Uma linha que atende, sinaliza e encaminha e onde todos falam a mesma língua. A Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra (ESTeSC) apresentou, a 11 de novembro, a Linha de Apoio Inter-pares (LAIp), um programa de apoio telefónico para ajudar os estudantes a lidar com problemas psicossociais. Do lado de lá do telefone estarão alunos voluntários, com formação e disponibilidade para ouvir, acompanhar e encaminhar os colegas para outras estruturas de apoio, quando necessário.

O projeto é uma iniciativa do Programa Educação pelos Pares da ESTeSC e nasceu durante a pandemia COVID-19, no âmbito do Plano de Recuperação Académica e Resiliência Emocional da Escola. “Na adversidade nasceu inovação”, descreve a coordenadora da Educação pelos Pares, Ana Paula Amaral, acrescentando que os últimos dois anos foram marcados por uma intensa atividade por parte dos alunos que integram o projeto.

Numa fase piloto, com início a 23 de novembro, a LAIp funcionará quatro dias por semana – terça, quarta, quinta-feira e domingo, entre as 21h00 e as 23H00 –, com dois números de telefone associados: 239 802 431 e 965 912 209. Os voluntários receberam formação para ajudar os colegas em casos de dificuldades de adaptação à vida académica, questões emocionais e psicossociais, bem como para identificar a necessidade de encaminhar os problemas para outros organismos – da Escola, do Politécnico de Coimbra ou do concelho – quando necessário.

Nove estudantes já concluíram a formação necessária para arrancar com o projeto, mas a ideia é que o núcleo de voluntários cresça – salvaguardando sempre a anonimato dos participantes. “O anonimato, de ambos os lados, é essencial para se sentir que é possível conversar sem risco de devassa ou qualquer tipo de constrangimento”, frisou a coordenadora da LAIp, Fátima Feliciano.

“Este é mais um programa inovador, que nos dá mais uma ferramenta para estarmos atentos às situações que possam surgir, para que a Escola possa antecipar cenários que possam levar, por exemplo, a situações extremas de desistência do ensino superior”, frisou, por sua vez, o presidente da ESTeSC, João José Joaquim. “À Escola compete criar essas condições, estamos muito comprometidos com o sucesso desta linha”, acrescentou.

 

Fátima Feliciano, João José Joaquim e Ana Paula Amaral