Exposição “Jardim de Namorados”

Está patente no hall principal da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Politécnico de Coimbra (ESTeSC-IPC) a exposição “Jardim de Namorados – A Arte de Casar em Moçambique”, da autoria de António Leitão Marques.

A mostra retrata o ambiente único dos casamentos moçambicanos, desde as os cortejos com a chegada dos noivos, as danças dos corteses que os acompanham e ainda a enorme criatividade e colorido com que quase todos se vestem para a festa. Os casamentos populares em Moçambique acontecem, muitas vezes, numa fase tardia da vida dos noivos, que se fazem acompanhar dos filhos ou mesmo dos netos, sendo uma festa com bastantes momentos insólitos e divertidos.

António Leitão Marques testemunhou muitas destas cerimónias – que, por tradição, culminam com sessões fotográficas em jardins públicos ou nas praias – durante os cinco anos em que viveu em Moçambique. Médico cardiologista (Diretor do Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar Coimbra, entre 2006 e 2013), António Leitão Marques é fotografo amador, tendo realizado várias exposições desde os anos 90.