ESTeSC fora da caixa

Ser estudante do ensino superior é mais do que ir às aulas e cumprir o plano de estágios. Na série “ESTeSC fora da caixa” conhecemos o percurso de estudantes de licenciatura com experiências diferenciadoras – paralelas ou complementares à vida académica. Todos diferentes, todos #estesc.

Episódio 8: Bruno Castro

A serenidade na voz contrasta com a energia em palco. Bruno Castro respira hip hop desde os oito anos, quando, casualmente, descobriu os primeiros beats num vídeo online. Das aulas de dança às competições mundiais – onde soma medalhas, individuais e em equipa – foram dois passos. O curso de Imagem Médica e Radioterapia não o afasta dos palcos. “Vou dançar até não conseguir”, garante.

 

Episódio 7: Maria do Mar

Descobriu o glamour das passerelles aos 12 anos e, desde então, soma trabalhos como modelo fotográfico. Mas a licenciatura em Ciências Biomédicas Laboratoriais nunca foi um plano B – muito pelo contrário. No futuro, Maria do Mar ambiciona trocar a moda pelos laboratórios e dedicar-se a uma paixão recém-descoberta: a tanatologia.

 

Episódio 6: Dulce Fernandes

Uma antropóloga com o bichinho da saúde. Assim poderíamos apresentar Dulce Fernandes que, aos 33 anos, decidiu cumprir um sonho antigo e fazer uma segunda licenciatura, em Farmácia. Estudar e trabalhar a tempo inteiro implica abdicar de folgas, horas de sono e tempo em família. Mas os excelentes resultados académicos e as aliciantes perspetivas profissionais são motivação mais do que suficiente para continuar.

 

Episódio 5: André Prior

Mais do que um desporto, o kempo chinês é um “estilo de vida” para André Prior e as quase 50 medalhas que já conquistou em competições internacionais desta arte marcial não deixam margem para dúvidas: está no caminho certo. Os treinos intensivos não o impediram de desfrutar da vida académica de Coimbra e de se apaixonar pela licenciatura em Saúde Ambiental, que está prestes a terminar.

 

Episódio 4: Beatriz Fernandes

Ninguém diria, mas a campeã mundial júnior de canoagem (em 2022 arrecadou o ouro nas classes C1 maratona e C1 200 metros) não gostava de praticar desporto. Beatriz Fernandes apaixonou-se pela modalidade à medida que as medalhas foram surgindo e agora quer levar essa paixão ainda mais longe: o objetivo é chegar aos Jogos Olímpicos já em 2024. Fora de água, o foco é a licenciatura em Fisiologia Clínica, onde ingressou este ano.

 

Episódio 3: Lara Carrilho

Começou a fazer missões de voluntariado ainda no ensino secundário e, desde então, já entregou o seu tempo a vários projetos: em lares, provas desportivas e no ensino superior (através do Núcleo de Voluntariado da Associação de Estudantes). Ajudar o próximo é uma forma de estar na vida para Lara Carrilho, estudante do 4º ano de Dietética e Nutrição da ESTeSC-IPC. No futuro, ambiciona continuar a conciliar três paixões – Nutrição, Desporto e Voluntariado – e aventurar-se, pela primeira vez, numa missão internacional.

 

Episódio 2: Joana Diogo

Ocupa o 23ª lugar no ranking mundial de judo (femininos, -52kg) e luta por representar Portugal nos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024. Entre treinos diários (às vezes bi-diários), competições mensais e aulas de judo (é instrutora das classes infantis) Joana Diogo ainda consegue tempo – e motivação – para ser estudante. No futuro, garante, Fisioterapia e judo continuarão a ser caminhos paralelos.

 

Episódio 1: Luísa Passadouro

Em criança queria ser “cientista”. Enquanto estudante do 4º ano de licenciatura em Audiologia na ESTeSC-IPC, viveu de perto o sonho ao colaborar, como investigadora bolseira, com o projeto Audiology4all. A experiência deu lugar à certeza: no futuro, Luísa continuará a trabalhar para que a investigação faça parte dos objetivos.