Linha de Apoio Interpares – LAIp

A Linha de Apoio Interpares – LAIp foi desenvolvida pelo Projeto de Educação pelos Pares ESTeSC, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência Emocional – PRARE da ESTeSC, face às necessidades de apoio identificadas pelos estudantes durante o período de confinamento associado à Pandemia COVID19. Contámos com a colaboração da rede COnVIDaMENTAL na formação dos estudantes voluntários para o atendimento.

A LAip é uma Linha de atendimento telefónico onde alunos voluntários, com formação específica para o efeito, atendem as chamadas de alunos do IPC que procuram ajuda perante diferentes problemas e situações que desafiam o seu bem-estar e poderão comprometer um desenvolvimento pessoal e académico saudáveis.

Assim os objetivos da LAip são apoiar os pares perante diferentes problemas e situações que desafiam o seu bem-estar e poderão comprometer um desenvolvimento pessoal e académico saudáveis, perspetivados em três níveis:

– adaptação à vida académica,

–  questões psicossociais,

–  ativação emocional.

Sendo este atendimento efetivado através de três ações:

–  Ouvindo – atendimento (falar com alguém ‘igual’)

–  Sinalizando (identificar dificuldades e necessidades)

– Encaminhando (sensibilizando e fornecendo informação de apoios informais e formais existentes no IPC, na comunidade e no Concelho – sociais, psicológicos, pedagógicos, saúde física e mental e proteção e socorro)

Funcionamento assegurado por:

–  Turnos assumidos por dois alunos em simultâneo – modalidade Co-Par.

–  Os alunos no atendimento fizeram uma formação base – atendimento telefónico de apoio, primeiros socorros psicológicos, sensibilização para questões de saúde mental nos jovens adultos e estudantes do ensino superior (ansiedade, depressão, processos adaptativos, sociabilização e suporte pedagógico, etc.) e aspetos éticos e humanos relativos à aceitação sem julgamento do outro.

–  Supervisão dos alunos que fazem este atendimento que é assegurada pela psicóloga clínica responsável pela LAip.

–  Princípios éticos ao nível da proteção de dados e confiança promovida durante o atendimento, assegurados pelo anonimato de ambos os lados, garantindo sigilo e confidencialidade.

–  Nesta fase inicial o atendimento decorre nos serões entre as 21h-23h, nos dias de 3ª, 4ª, 5ª e domingo, de acordo com o calendário letivo.

–  Os alunos do IPC que pretendam recorrer a esta linha de apoio podem ligar para os seguintes números de telefone: 239 802 431 ou 965 912 209; podendo também utilizar o QRCode, tal como registado na informação das fotografias abaixo.

Recrutamento de voluntários:

Estamos a recrutar novos voluntários, junto dos alunos do IPC. Possíveis interessados poderão enviar email para: fatima.feliciano@estesc.ipc.pt

FAQ's LAIp

Quem vai atender o meu telefonema?

R: Dois voluntários (Par-LAip) por noite segundo o calendário divulgado estão ao serviço. São alunos membros do Projeto Educação pelos Pares da ESTeSC, que frequentaram formação específica para o efeito.

O serviço é anónimo e confidencial?

R: SIM. Ninguém vai perguntar o nome, mas mesmo que o digas, os voluntários têm o dever de manter as conversas confidenciais.

Uma vez que os voluntários são alunos, corro o risco de ser reconhecido?

R: Sendo esta uma linha de duplo anonimato é muito improvável existir reconhecimento. No entanto, se achas que conheces a voz da pessoa que te estar a atender, podes pedir para falar com o outro voluntário de serviço.

O que posso esperar de uma chamada?

R: A LAip não julga ninguém nem dá conselhos. Ouve e ajuda-te a tomar as tuas próprias decisões; ajuda a identificares algumas necessidades e a explorar que recursos podes usar para lidar com determinados problemas e situações.

A LAip mantém registos das chamadas?

R: NÃO. Apenas dados gerais estatísticos para inclusão em relatórios (nº de chamadas, tipo de problemas, hora da chamada, duração, etc.).

Só devo ligar se tiver um problema grave?

R: NÃO. A LAip não serve só para falar de problemas. Podes ligar para falar de qualquer assunto que sintas necessidades de partilhar.

Posso contactar a LAip por e-mail?

R: NÃO. Apenas existe o contacto por telefone, para garantir a confidencialidade.

Posso ligar a qualquer dia e a qualquer hora?

R: NÃO. Existem dias e um horário de atendimento, tal como divulgado nos canais de informação da ESTeSC e do IPC, aos quais pode aceder nos links abaixo.

Posso pedir a identificação de quem está a atender a chamada?

R: NÃO. É importante manter a confidencialidade dos dois lados.

Existe algum tempo limite para a chamada?

R: NÃO. A chamada deve ocorrer no tempo necessário para explanar a situação; permitindo a quem procura este atendimento poder organizar informação que lhe possa ser útil e facilitar a resolução do seu problema, dificuldade e/ou necessidade.

Posso ligar as vezes que quiser?

R: SIM. Sempre, que precisares de ajuda.